Cinema

Ontem foi dia de cineminha! E foi muito bom!
Fui ver "Aquele querido mês de Agosto". Fantástico! Transpira portugalidade no argumento e na realização (vejam os percalsos e o espírito do desenrasca)!



Quem tem família aqui pela Beira e no Verão ou na Páscoa vai à "terra" matar as saudades e apanha um bailarico pelo meio, de certeza que não estranhou nada o fime! Quando muito ainda bateu o pézinho e sentiu o cheirinho dos enchidos!

A mim fez-me lembrar o Souto Bom: uma aldeia pequenina que fica na Serra do Caramulo.



É a terra natal do meu pai, onde tenho os meus tios e um saco de memórias, que para além dos bailes, passam por chatear - quem como quem diz, querer ajudar só atrapalhando - família e vizinhos quando se estava a trabalhar no campo ou a tratar dos animais... sempre com o cheiro de lareira e terra molhada no ar!
É fantástico quando um filme tem este poder!

Ainda assim, faltou retratar um momento mítico: o "sound check"! Onde estava o senhor a dizer "SSSOOOMMM, SSOOMM" e a fazer os respectivos sinais com as mãos, dando indicações aos técnicos para ajustar a sonoridade?! Sô Miguel Gomes... para a próxima não pode faltar!

Comentários