Já tinha dito que sou provinciana?



A propósito de um post que uma amiga minha deixou a falar da visita ao Mercado de Campo de Ourique, lembrei-me da vez em lá fomos...

Andávamos há uma eternidade a prometer-nos um brunch como fazem as pessoas finas e modernas. Naquele sábado (?) pegámos na miúda e fizemo-nos ao caminho. Chegámos ao destino já a coisa estava a caminho do abarrotanço mas lá conseguimos uma mesa. Enquanto dava a sopa à miúda e o Homem "ia à caça" ia aproveitando para pôr um olhito na fauna que frequentava o espaço e cheguei à conclusão que, qual David Attenborough, estava no habitat das Tiazorras Genuínas [quer dizer, não lhes vi (?) o pedigree mas tinham ar disso] e correspondente prol (são sempre mais c'ás mães e vestem de xadrez com meias pelo joelho)! A comida é simpática e parece-me que o preço que cobram por ela está ali na fronteira entre o justo e o carote. 

O fim da picada veio para sobremesa. Habituada a ir ao mercado na minha terrinha, olhei para o porta-moedas vi uma nota de 10 euros e pensei "Vou já daqui aviada... e escuso de ir ao supermercado". Fui à banca da fruta e trouxe laranjas, bananas, kiwis e maçãs. Lá na aldeia isto é fruta normal. Pensei com o troco ainda vou ali à outra banca e trago os legumes. Pois sim... recebi meia dúzia de cêntimos de troco um melão (metafórico) de borla! Por isso minha gente, as banquinhas servem só para decorar o espaço e parecer tudo muito rústico, muito típico e muito caturreira!

Fora isso... uuuhhhhmmmm... pois...

Comentários

  1. mercado que é mercado tem cafés a servir martinis e aguardentes logo de manhã, o chão escorregadio do gelo das caixas de peixe e as notas de 10 euros chegam e sobram para comprar os legumes e frutas para a semana inteira e ainda beber um cafézinho bem tirado e comer um pastel de nata (ou um galão e uma carcaça com manteiga)

    não gosto quando "rústico" eufemisticamente substitui o "autêntico"

    ResponderEliminar
  2. Assalto à mão armada logo pela manhã. Lembras-te daquela minha ideia de levar a minha mãe para comprar nabiças e peras? Acho que a vou levar antes ao Pingo Doce.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!