Sitiado













Hoje era dia de ter corrido muito... mas não foi... corri cinco quilómetros e depois tive de procurar o desfibrilhador mais próximo... Podia dizer que não sei o que se passa comigo mas sei... No sábado resolvemos que devíamos ir celebrar o fim de duas semanas infernais (noites mal dormidas, muito trabalho, muitos stresses no trabalho, febres, narizes entupidos...) com um jantarinho a dois e fomos onde sempre vamos quando estamos na Nazaré porque sabemos que garantia de uma noite bem passada: ao Sitiado. A questão é que uma noite bem passada é sinónimo de desgraceira ao nível das calorias, colesterol (e não estou a falar do colesterol do amor rá-tá-tá) e da alcolémia o que não se compadece com as aspirações de uma uma atleta wannabe. Mas vamos lá para o confessionário...

O Sitiado é uma taberna pequenina (30 lugares sentados) que fica no Sítio da Nazaré (daí o nome) mesmo ao fundo da saída do Ascensor. Está muitíssimo bem decorado e reflecte aquilo que o Wilson e a família são: gente da música e que se dedica com muito carinho a preservar a memória do passado. Confesso que quando ele nos disse, há uns dois anos, que ia embarcar neste sonho temi o pior... Estávamos no auge da crise, o Sítio no inverno não tem muito movimento e, basicamente, estávamos em crise e ainda havia a crise... Depois de passado este tempo é raro o Sitiado não estar à pinha! E porquê? Porque para além da simpatia com que somos atendidos, além do espaço original (pelo menos para a Nazaré) a ementa é do melhor! Já confessei que viveria feliz e contente com queijo, pão, enchidos e vinho, por isso, darem-me a escolher entre uma alheira com queijo de cabra, uns ovos rotos, bife coentrada, polvo panado e outras iguarias que andam ao sabor da época (seja do mar seja da horta) e dos chefs convidados, é o mesmo que me darem uma ideia do que será o paraíso. Se pensarmos que tudo isto pode ser muito bem regado pela fantástica selecção de vinhos que o Wilson tem vindo a fazer a coisa não poderia ser muito melhor! Tendo em conta este intróito, o facto não beber desde 1745 e de no segundo copo já estar de ressaca (o que não me impediu de ir ao terceiro), ainda não tínhamos saído pela porta e já estava a refazer os planos de corrida da semana porque os 17k me pareceram uma piada fraquinha...

Por isso aqui fica a dica: um dia que queiram dar um pulo à Nazaré com a certeza que têm um cheirinho daquilo que de bom se faz por lá passem pelo Sitiado. Depois, para desmoer a aquele que terá sido uma das melhores refeições dos últimos tempos, é dar um passeio pelo Sítio e, quem tiver pedalada, ainda pode dar um saltinho a pé ao Farol para ver as ondas gigantes ou só a Praia.

Agora vou a rebolar até ali para beber um cházinho...

Comentários

  1. Já estou rendida. You had me at "Hello". Eu nasci no Sítio! Sou sitiada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá!! Então não pode falhar!! E acho mesmo que é a tua cara!! Liga é antes para garantires que há mesa e se puderes fazer coincidir com uma noite de música não vais desiludir!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!