Projecto "Agarremos 2015 pelos cornos" - Ponto 2


Então vamos lá dar continuidade ao episódio auto e heteroreflexivo... também designado por crise existencialista dos trintas... E fait attention que este ponto dois isto é coisa para levar tempo a ser feito... reservem uma horita para se dedicarem calmamente à causa.

Apesar de ser uma pessoa dada a botar pensadura sobre assuntos vários e chegar a conclusões que para alguns, nomeadamente... eu, consideram brilhantes, estes bitaites não são propriamente da minha autoria. Peguei nas indicações dadas neste livro, organizei-as da forma que para mim faz mais sentido, acrescentei umas coisas, tirei outras et voilà... Há contudo aspectos que não serão transversais e que têm que ser adaptados à realidade de cada um. 

Parece-me que neste ponto a ideia é perceber como gerir o dia-a-dia tanto no que se refere às rotinas (de modo a que sejam mais eficazes) mas também perceber que essa gestão pode passar por momentos de ruptura com o ram-ram desgastante de todos os dias. Por isso, não se fiquem pelos dois ou três aspectos de reflexão (eu só o faço por um lado para não condicionar o vosso exercício - e daí alguns dos exemplos que deixo serem disparatados - e por uma questão de tempo e espaço). Sejam descritivas/os e promenorizadas/os porque muitas vezes é nesses momentos que percebemos que há coisas que estamos a fazer de forma redundante e outras que não estamos a fazer de todo e que seria interessante incluir nas nossas rotinas. Feito o intróito, sigamos viagem.

No que diz respeito aos dias de "rituais" eles podem ser definidos tanto por dias de semana (por exemplo: segunda-feira é o dia de ir beber um chá com as amigas, na terça é dia de cinema, na quarta é dia de jantar fora com o Homem... e por aí fora) ou por mês (por exemplo: todos os dias 12 vou a um spa [I wish...], todos os primeiros sábados do mês vou à cabeleireira, o terceiro domingo é dia de limpezas a fundo... etc..) ou podem fazer uma combinação deste sistema, consoante o que seja mais adequado à vossa realidade.

Aqui nos 12 hábitos zen o ponto 4 não funciona bem com o meu trabalho... não posso responder a mails apenas uma vez por dia porque muito provavelmente sou despedida. A minha interpretação deste ponto passa por responder a mails em vários momentos do dia mas sem interromper as tarefas que estou a fazer. Assim, dedico blocos de tempo (consoante as tarefas do dia) para responder aos mails que tenho pendentes. Se interromper o trabalho sempre que "cai" um mail nem faço bem o trabalho nem respondo bem aos mails!

Para além ou em vez destes pontos podem ser acrescentados outros de modo a que isto faça sentido.

E pronto... agora é aproveitar o fim de semana para dar seguimento a esta coisa... e para a semana há mais!

Comentários